Dicas básicas para um biker


 

Importante:

· Use sempre o capacete, na trilha ou na cidade.
· Não discrimine o companheiro por causa da habilidade ou do equipamento.
· Seja solidário.
· Não jogue lixo pelo caminho. Deixe apenas a marca dos pneus.
· Aprenda a ser auto-suficiente ao invés de se pendurar em alguém.
· Não
exceda os limites da sua habilidade nem do seu preparo físico sem orientação profissional.
· Para praticar qualquer esporte é necessária a preparação do músculo para receber o esforço. No mountain bike, principalmente. Alongar significa avisar a musculatura que ela vai trabalhar. Procure fazê-los antes e depois das pedaladas.

Em casa:

· Lubrificação em excesso atrai sujeira e terra. Remova os excessos e use óleo fino.
· Regule sempre os câmbios antes de sair para um trilha, pois além de evitar dores de cabeça, aumenta a vida útil da corrente e das engrenagens. 
· Freio desregulado é tombo na certa. Regule-os sempre que necessário, evitando acidentes mais graves.
· A postura correta do ciclista sobre a bicicleta é fundamental para evitar lesões nas articulações e ter uma pedalada mais confortável.
· Mantenha os pneus sempre calibrados. Pneus mais cheios evitam furos, mas são menos confortáveis, pois a bike pula muito. Pneus um pouco murchos são mais confortáveis, mas são mais propensos a furar, principalmente quando o terreno é pedregoso, ocasionando a famosa mordida. Cada ocasião exige uma calibragem diferente, e a dica é sempre experimentar calibragens diferentes.

Na trilha:

· Acostume-se a olhar sempre adiante na trilha para evitar surpresas. Quanto maior a velocidade, mais para adiante deve-se olhar. Olhe sempre para onde você quer passar. Ficar olhando muito para um buraco, pedra ou erosão é como se o estivesse mirando e a possibilidade de ir para cima (ou para baixo) deles aumenta.
· Se o tombo for inevitável, procure rolar pelo terreno, independentemente de qual seja. A famosa "fritada" pode ser bem amenizada.
· Quando for ultrapassar um colega, avise: direita ou esquerda. Essa atitude vai possibilitar uma manobra mais segura.
· Esteja atento ao clima, principalmente no verão. Assim você evita ser surpreendido por aquela chuva.
· Durante a noite, mesmo utilizando farol, esteja atento com as sombras à frente. Elas podem esconder buracos.
· Procure antecipar a mudança de marcha diante de um obstáculo.
· Para evitar erros e trancos na passagem das marchas, seja firme nos comandos. Se estiverem bem regulados, as trocas serão precisas.
· Experimente as marchas em diferentes situações, mas prestando sempre atenção para evitar o cruzamento de corrente, ou seja, a coroa menor com os três pinhões menores e a coroa maior com os três pinhões maiores. A coroa do meio se adapta perfeitamente com qualquer combinação de pinhões.

Equipamentos:

· Capacete, luvas e óculos são indispensáveis.
· Remendos para furos no pneu, espátulas, bomba de ar, saca corrente, cabo-de-aço para marchas ou freios, jogos de chaves Allen, chave Philips e alicate pequeno. Tudo isso cabe em uma pochete pequena.
· Se possível, leve uma câmara de ar reserva, que pode ser enrolada e amarrada no canote ou na parte de baixo do selim.
· Para pedaladas noturnas, um farol é um equipamento que pode ajudar a evitar surpresas pelo caminho.

fonte: revista bicisport 1989